Organização e representação do conhecimento na ciência da informação
revisão da literatura
Palavras-chave:
Bibliometria, Cienciometria, Artigo de revisão, Frente de pesquisa, Ciência da Informação, BrasilResumo
Trata-se de artigo de revisão de literatura científica do subcampo da Ciência da Informação denominado Organização e Representação do Conhecimento (OCR) com o objetivo de apresentar panorama da pesquisa brasileira na área. Foi elaborado a partir de trabalhos apresentados na nona e décima edições (2008 e 2009) do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib). Apresenta considerações sobre as revisões de literatura, sua produção e importância no processo de comunicação científica e produção do conhecimento. Seu pressuposto metodológico é de que análises bibliométricas podem ser usadas como método coadjuvante na elaboração de artigos de revisão, paralelamente à análise de conteúdo. No caso específico do presente artigo a análise bibliométrica foi considerada cienciométrica. Quanto à caracterização dos trabalhos em geral foram analisados 53 trabalhos, considerando-se as variáveis: assuntos, co-autoria e entidades de vinculação de autores. A análise de citações teve como material o mesmo universo de trabalhos que juntos apresentam 990 citações, tendo sido consideradas as variáveis: assuntos, tipos de fontes, datas, idiomas, entidades de origem dos autores. Quanto à análise de conteúdo foram analisados os 30 trabalhos oriundos de pesquisas de doutorado e grupos de pesquisa. A parte cienciométrica do trabalho teve como suporte uma base de dados em Microsoft Access, especialmente construída, baseada no modelo entidade-relacionamento. Os resultados indicam avanços e inovações na área, tais como: novas soluções para a comunicação científica, que podem contribuir para o desenvolvimento de outros artigos de revisão; ferramentas que recuperam automaticamente plantas detentoras de determinados ícones; reflexões que contribuem para maior e melhor consistência terminológica da área de OCR; resgate e aprofundamento de teorias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.