Organização e representação do conhecimento na ciência da informação

revisão da literatura

Autores

  • Sonia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samile Andrea de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Mielniczuk de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ida Regina Chittó Stumpf Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lídia Alvarenga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniela Lucas da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Bibliometria, Cienciometria, Artigo de revisão, Frente de pesquisa, Ciência da Informação, Brasil

Resumo

Trata-se de artigo de revisão de literatura científica do subcampo da Ciência da Informação denominado Organização e Representação do Conhecimento (OCR) com o objetivo de apresentar panorama da pesquisa brasileira na área. Foi elaborado a partir de trabalhos apresentados na nona e décima edições (2008 e 2009) do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib). Apresenta considerações sobre as revisões de literatura, sua produção e importância no processo de comunicação científica e produção do conhecimento. Seu pressuposto metodológico é de que análises bibliométricas podem ser usadas como método coadjuvante na elaboração de artigos de revisão, paralelamente à análise de conteúdo. No caso específico do presente artigo a análise bibliométrica foi considerada cienciométrica. Quanto à caracterização dos trabalhos em geral foram analisados 53 trabalhos, considerando-se as variáveis: assuntos, co-autoria e entidades de vinculação de autores. A análise de citações teve como material o mesmo universo de trabalhos que juntos apresentam 990 citações, tendo sido consideradas as variáveis: assuntos, tipos de fontes, datas, idiomas, entidades de origem dos autores. Quanto à análise de conteúdo foram analisados os 30 trabalhos oriundos de pesquisas de doutorado e grupos de pesquisa. A parte cienciométrica do trabalho teve como suporte uma base de dados em Microsoft Access, especialmente construída, baseada no modelo entidade-relacionamento. Os resultados indicam avanços e inovações na área, tais como: novas soluções para a comunicação científica, que podem contribuir para o desenvolvimento de outros artigos de revisão; ferramentas que recuperam automaticamente plantas detentoras de determinados ícones; reflexões que contribuem para maior e melhor consistência terminológica da área de OCR; resgate e aprofundamento de teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Mestrado em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e pós-doutorado, School of Library and Information Science da Indiana University, Estados Unidos (2005-06). Professora Titular (Portaria 0174 de 15/01/2009), lotada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação e Pós-graduação. Pesquisa e ensina na área de Ciência da Informação, com ênfase em teoria da classificação, especificamente nos seguintes subcampos: representação do conhecimento (descrição documental e clasificação temática), categorização e relação de conceitos, classificação bibliográfica e da ciência, bibliotecas digitais, bibliometria e metodologias correlatas. Aposentada em 2014, tendo concluído suas orientações até 2016.

Daniela Lucas da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014); mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002); e graduada em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Sistemas de Informações Gerenciais da Una (2001). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Tratamento da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação do Conhecimento, Ontologias, Web Semântica, Linked Data e Anotação Semântica de Recursos Multimídia na Web. Possui 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Bancos de Dados, Engenharia de Software e Análise e Projeto de Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Caregnato, S. E., Vanz, S. A. de S., Moura, A. M. M. de, Stumpf, I. R. C., Alvarenga, L., & Silva, D. L. da. (2010). Organização e representação do conhecimento na ciência da informação: revisão da literatura. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/179

Edição

Seção

Artigos Científicos