Palavras, palavras deslocadas para um significado

Autores

  • Rodrigo Moreno Marques Universidade Fumec
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aldo de Albuquerque Barreto Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Palavras-chave:

Indicadores de significação, Freqüência de palavras, Análise computacional do português, Relevância por análise morfológica, Indicadores de relevância, Indicadores da nuance do texto

Resumo

O artigo revisa e estuda a estrutura do texto escrito e sua análise morfológica com a finalidade de, operando de maneira automatizada, extrair informações tanto para a elaboração como para a representação do significado de documentos. Fornece subsídios técnicos e teóricos para construção de uma configuração para análise das palavras numa narrativa, sua freqüência e sua relação com o significado. Representa, teoricamente, reflexão para apreciação da manifestação do fenômeno da informação, aqui entendido, como a sensibilidade na percepção do conteúdo semântico das estruturas de informação pelos sentidos e pela consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo de Albuquerque Barreto, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Possui graduação em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), Mestrado e Ph.D. em Information Science ambos pela The City University de Londres Inglaterra. Atua em ensino, pesquisa e dedica-se à docência na pó-graduação e formação de pesquisadores doutores. Em pesquisa tem se direcionado para estudos sobre a relação da informação com o conhecimento e inovação na organização e na sociedade. Pesquisa,ainda, sobre a estrutura e o fluxo da informaçãol e os seus estoque de acervamento de conteúdos; as novas formas de escrita e leitura no contexto das conexões imediadas. Edita há quatorze anos o periódico eletrônico DataGramaZero. Está registrado como lider de pesquisa no Diretório dos Grupos de pesquisa do CNPq. Atualmente é Pesquisador Sênior do CNPq titulo vitálicios daquela instituição, concedodo como "reconhecimento a uma vida dedicada à pesquisa em ciência e tecnologia" e pesquisador colaborador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, atuando junto à Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação, situada no Núcleo do Rio de Janeiro.Aldo de Albuquerque Barreto. Atalmente é professsor da Unama- Universidade da Amazonia em Belem do Pará. 

Downloads

Publicado

2010-01-04

Como Citar

Marques, R. M., Pinheiro, M. M. K., & Barreto, A. de A. (2010). Palavras, palavras deslocadas para um significado. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 3(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/176

Edição

Seção

Artigos Científicos