Uma arquitetura genérica para sistemas de biblioteca digital como pretexto para criação de uma agenda de pesquisa

Autores

  • Sarita Albagli Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Andre Luiz Appel Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Maria Lucia Maciel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luís Fernando Sayão Comissão Nacional de Energia Nuclear

Palavras-chave:

Arquitetura de bibliotecas digitais, Agenda de pesquisa, Serviços e funções

Resumo

As bibliotecas digitais são sistemas bastante complexos que integram um conjunto de serviços voltados para a captura, a catalogação, o armazenamento, a busca, a recuperação, a preservação e a gestão da informação digital. Cada uma das diferentes concepções de biblioteca digital adota um modelo e uma arquitetura diferente. O presente trabalho discute os conceitos e os princípios básicos envolvidos nos projetos e na arquitetura de sistemas de bibliotecas digitais, ao mesmo tempo em que propõe uma arquitetura genérica para esses sistemas. A partir dessa arquitetura extrai-se uma lista de temas de pesquisa para a área. Esses temas têm como objetivo cobrir as principais questões da área de bibliotecas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Sayão, Comissão Nacional de Energia Nuclear

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Coência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) e doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT (1994). Trabalha desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear onde já exerceu os cargos de: chefe do Centro de Informções Nucleares (CIN); chefe da Divisão de Tecnologia da Informação; coordenador-geral de Informática; representante do Brasil no INIS - International Nuclear Information System (AIEA/ONU); coordenador-geral da RRIAN - Red Regional de Información en el Área Nuclear. É conselheiro do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos, membro do Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ; docente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro do Comitê Técnico-Científico do IBICT e da Comissão de Ensino da CNEN. Tem como áreas de interesse: bibliotecas digitais, publicações eletrônicas, interoperabilidade, bases de dados, curadoria de dados de pesquisa e preservação digital.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Como Citar

Albagli, S., Appel, A. L., Maciel, M. L., & Sayão, L. F. (2009). Uma arquitetura genérica para sistemas de biblioteca digital como pretexto para criação de uma agenda de pesquisa. Tendências Da Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação, 2(1). Recuperado de https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/175

Edição

Seção

Artigos Científicos