Uma arquitetura genérica para sistemas de biblioteca digital como pretexto para criação de uma agenda de pesquisa
Palavras-chave:
Arquitetura de bibliotecas digitais, Agenda de pesquisa, Serviços e funçõesResumo
As bibliotecas digitais são sistemas bastante complexos que integram um conjunto de serviços voltados para a captura, a catalogação, o armazenamento, a busca, a recuperação, a preservação e a gestão da informação digital. Cada uma das diferentes concepções de biblioteca digital adota um modelo e uma arquitetura diferente. O presente trabalho discute os conceitos e os princípios básicos envolvidos nos projetos e na arquitetura de sistemas de bibliotecas digitais, ao mesmo tempo em que propõe uma arquitetura genérica para esses sistemas. A partir dessa arquitetura extrai-se uma lista de temas de pesquisa para a área. Esses temas têm como objetivo cobrir as principais questões da área de bibliotecas digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.