Olhar sobre os 20 anos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB)
Palavras-chave:
Historiografia, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Socialização da ciência, Indução científica, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, ANCIBResumo
A história e os objetivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) mostram como uma sociedade científica que congrega especialistas e pesquisadores de um ramo do conhecimento têm problemas para seu estabelecimento e funcionamento. A Associação quer que seus membros pesquisem e divulguem os resultados de seus estudos para difundir uma reflexão do que foi, de como é a área no presente e sua projeção para o futuro. A ANCIB realiza durante sua história uma socialização do conhecimento em informação, suas práticas e sua teoria.
Rápida pincelada no contexto remoto é essencial para o entendimento do processo na totalidade. O trabalho de iniciar e manter uma associação científica é difícil, pois pretende, com a ajuda de todos os pares, a democratização do campo. A ANCIB teve e tem dificuldades para realizar tal processo. Não nasceu na espontaneidade de seus membros e foi iniciada como irmã mais nova de área de conhecimento que talvez não a desejasse. É esta a história contada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.