Análise Bibliométrica do Uso e Reuso de Dados de Pesquisa

Autores

Resumo

O uso de dados de pesquisa tem ganhado destaque como elemento essencial na produção científica, mas sua citação formal ainda é pouco adotada. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica quantitativa sobre o uso e reuso de datasets depositados no repositório Figshare, com base em publicações indexadas na base Scopus. A pesquisa utiliza bibliometria para quantificar e descrever as citações de datasets entre 2016 e 2023, considerando áreas do conhecimento, países e autores mais produtivos. Os procedimentos envolveram a coleta de 17.324 documentos que mencionam o uso de dados de Figshare e a análise dos padrões de crescimento dessas citações ao longo do tempo. Os resultados indicam um aumento contínuo no volume de citações, com a área de "Computer Science" sendo a que mais utiliza esses dados. No entanto, o crescimento percentual dessas citações desacelerou nos últimos anos, sugerindo uma menor dependência de dados de repositórios externos. As considerações finais indicam que, embora a citação de datasets esteja crescendo, ainda há desafios quanto à sua formalização e à disseminação dessa prática em outras áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Skrol Salustiano, IBICT/UFRJ

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT em convênio com a ECO/UFRJ, mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ (2019), especialista em Gestão da Comunicação Institucional (UCB), bacharel em Comunicação Social (Faesa). Pesquisador dos Estudos Métricos da Informação (Cibermetria, Cientometria, Webometria, Métricas Sociais e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Data Science, Materialidades Digitais e Comunicação de Massa. Tem mais de 15 anos de atuação no mercado com passagens por empresas de comunicação e por agências, como Frog, Textual Novas Mídias, Casa Digital, Agência 3, InPress e Skrol Inteligência Digital.

Fábio Castro Gouveia, IBICT/UFRJ - Fiocruz

Fábio Castro Gouveia é Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz cedido para exercer a Função comissionada executiva de Chefe da Divisão de Acompanhamento Institucional - DINST do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT. Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Métricas (Scimetrics) é também pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais (https://fiocruz.tghn.org/zikanetwork/). Gouveia é Biólogo, possui mestrado em Microbiologia e Imunologia e doutorado em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências). Ele fez um pós-doutorado curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica) através do edital de bolsas de 2009 do Coimbra Group Scholarships Programme para professores e pesquisadores jovens de universidades latino-americanas. Em 2020, Gouveia e Elaine Rabello foram os vencedores do Altmetric Research Award for Promising Altmetrics Research. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em convênio com o IBICT/Eco-UFRJ. Gouveia desenvolve pesquisas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science, Inteligência Artificial e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB