Análise Bibliométrica do Uso e Reuso de Dados de Pesquisa
Resumo
O uso de dados de pesquisa tem ganhado destaque como elemento essencial na produção científica, mas sua citação formal ainda é pouco adotada. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica quantitativa sobre o uso e reuso de datasets depositados no repositório Figshare, com base em publicações indexadas na base Scopus. A pesquisa utiliza bibliometria para quantificar e descrever as citações de datasets entre 2016 e 2023, considerando áreas do conhecimento, países e autores mais produtivos. Os procedimentos envolveram a coleta de 17.324 documentos que mencionam o uso de dados de Figshare e a análise dos padrões de crescimento dessas citações ao longo do tempo. Os resultados indicam um aumento contínuo no volume de citações, com a área de "Computer Science" sendo a que mais utiliza esses dados. No entanto, o crescimento percentual dessas citações desacelerou nos últimos anos, sugerindo uma menor dependência de dados de repositórios externos. As considerações finais indicam que, embora a citação de datasets esteja crescendo, ainda há desafios quanto à sua formalização e à disseminação dessa prática em outras áreas do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.