Representações do termo "Gênero" em Tesauros
tensionando sua conceitualização e hierarquização pelas lentes teóricas da interseccionalidade e da decolonialidade
Palavras-chave:
Estudos de gênero, Organização do Conhecimento, Tesauros de Gênero, Decolonialidade, InterseccionalidadeResumo
Este estudo objetiva analisar e tensionar tanto a conceituação quanto a hierarquização do termo "gênero" em dois tesauros especializados. Para tanto, evoca discussões estabelecidas por referentes teóricos de matriz interseccional e decolonial tendo-se em vista observar a existência de concepções hegemônicas e colonizadoras das identidades, desejos e relações afetivo-sexuais nesses instrumentos. Trata-se de uma pesquisa teórico-experimental que aproxima os estudos de gênero às perspectivas da decolonialidade e da interseccionalidade, adotando a premissa de que os tesauros são instrumentos de referência para a organização do conhecimento. Empiricamente, são examinados o Tesauro Para Estudos de Gênero e Sobre Mulheres (1998) e o Tesauro sobre orientação sexual e identidade de gênero (2020). Os resultados revelam que a atualização, revisão ou criação de novos tesauros sobre gênero deve considerar a intersecção com outras estruturas classificatórias, como as categorizações étnico-raciais e de classe, a fim de superar a percepção hegemônica do gênero. Isso implica incluir a interseccionalidade e a decolonialidade como referentes para a descrição dos termos, uma vez que a ausência ou supressão desses marcadores favorece, sobremaneira, a manutenção de estruturas normativas de poder, refletindo saberes hierarquizados e colonialmente situados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.