Banco de Dados de Bens Culturais Registrados
análise da plataforma do patrimônio imaterial brasileiro
Palavras-chave:
Patrimônio imaterial. Bens Registrados. Serviço de informação. Acervos Culturais.Resumo
Este estudo realiza uma análise do Banco de Dados de Bens Culturais Registrados, focando-se na qualidade e na forma de apresentação dos dados e documentos disponibilizados. Explorando a interface do serviço de informação, baseado nas tecnológicas Tainacan e WordPress, identificamos como as informações sobre os bens culturais imateriais são organizadas, descritas e classificadas. A pesquisa revela que, apesar da riqueza documental, há uma predominância de dados voltados para o processo de Registro, com menos ênfase nas características e no contexto cultural dos bens. A apresentação visual da plataforma e a acessibilidade das informações são examinadas, destacando-se a necessidade de melhorias na interface para facilitar a compreensão do conteúdo e navegação dos usuários. Em conclusão, observa-se que, embora a versão atual do BCR necessite de ajustes, a plataforma atende às demandas informacionais da sociedade brasileira, fornecendo informações confiáveis e de qualidade sobre os bens culturais registrados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.