Plataforma Nacional de Pesquisa e Gestão da Informação para Sustentabilidade no Brasil
Palavras-chave:
plataforma de pesquisa, sustentabilidade, gestão da informação, desenvolvimento socioeconômico-ambiental, Agenda 2030Resumo
A irreversível ascensão de preocupações e iniciativas voltadas à sustentabilidade das ações humanas ao redor do planeta reforça o protagonismo do Brasil no mundo, incrementando demandas sobre informações técnicas para geração de conhecimentos e inovações relacionados à gestão social, econômica e ambiental. Neste contexto estratégico para o país, foi criado o Laboratório de Informação para Sustentabilidade (LIS), com vistas a gerenciar, produzir e reproduzir informações e gerar conhecimentos aplicados à sustentabilidade, de forma a dar apoio às tomadas de decisão e ao cumprimento de compromissos internacionais do Brasil. Para tanto, o presente trabalho se propõe a apresentar o conjunto de resultados obtidos para a implementação de uma plataforma nacional de pesquisa e gestão da informação para sustentabilidade que pretende agregar produtos e serviços relacionados ao tema. Foram aplicadas abordagens multidisciplinares de caráter institucional, contextual e operacional, buscando estruturar e consolidar uma plataforma que ofereça produtos e serviços direcionados a usuários e colaboradores setoriais interessados. A plataforma busca reunir fontes e atrair agentes da informação, bem como identificar e preencher lacunas de conhecimento e interação entre as esferas de governança pública e privada, promovendo a geração de conhecimentos aplicados à gestão e ao desenvolvimento sustentável, inclusive aqueles que atestam o cumprimento dos compromissos do Brasil junto a acordos internacionais em que é signatário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.