Visualização Georrreferenciada de Dados do Iphan
bens imateriais registrados
Resumo
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é o responsável por atuar nas políticas culturais brasileiras. Entre as atividades do Iphan, encontra-se a gestão do patrimônio cultural imaterial em suas diversas possibilidades, com desafios únicos em sua representação em sistemas informatizados. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a apresentar uma alternativa para a representação desses bens, utilizando a visualização de dados, exemplificada pelo Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações. A pesquisa é de caráter aplicado e totalmente qualitativo, com aspectos de relato de experiência, na medida em que atua na representação geolocalizada dos bens imateriais registrados pelo Iphan. Como resultados, obteve-se a criação de um mapa dinâmico e interativo que representa esses bens, que são delimitados por polígonos, muitas vezes podendo ultrapassar limites urbanos. Destaca-se a materialização de uma solução que atende à necessidade de representar os bens imateriais, considerando seus atributos de territorialidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.