Estruturas Cognitiva e Social da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação Brasileira

Autores

Palavras-chave:

institucionalização científica, estrutura cognitiva, estrutura social, Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação

Resumo

A Gestão do Conhecimento está presente tanto no discurso prático de profissionais de diversificados segmentos ou frentes de atuação, quanto no discurso científico, apresentando características multidisciplinar ou interdisciplinar. Objetiva analisar, a partir das estruturas cognitiva e social da teoria whitleyliana, o processo de institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. Metodologicamente, se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Adota a Análise Conteúdo para sistematizar as categorias em cognitiva e social e avaliar o atual estágio do processo institucionalização científica da Gestão do Conhecimento. Faz uso, também, como procedimento de análises, dos estudos métricos da informação a partir da bibliometria, com análise de citações. Nos resultados, identifica os trabalhos sobre gestão do conhecimento em 21 edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação para conhecer a recorrência de terminologia, o núcleo de autores representativo da gestão do conhecimento e os fundamentos teóricos para a estrutura cognitiva e, na estrutura social, identifica instituições, denominações de Programas na área e suas Linhas de Pesquisa, Grupos de Pesquisa, Rede de Cooperação, Periódicos e Eventos com foco no tema. Conclui confirmando com a tese de que a Gestão do Conhecimento se encontra em processo de evolução e maturidade, com elevado nível de institucionalização na Ciência da Informação no Brasil, a partir de suas estruturas cognitiva e social.

Biografia do Autor

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. rayanbritof@gmail.com

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-Doutora em Ciência da Informação pela UNESP. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora aposentada da UFPB.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB