Adelaide Hasse
o início de um sistema de classificação
Palavras-chave:
Adelaide Hasse. Sistemas de Classificação Bibliográfica. Classificação – História. SuDoc. Classificação do Superintendente de DocumentosResumo
Nos Estados Unidos, durante um período em que documentos governamentais eram incorporados às bibliotecas públicas, Adelaide Hasse, então funcionária da Biblioteca Pública de Los Angeles (LAPL), desenvolveu um sistema de classificação para esses documentos. Esse sistema foi refinado durante sua atuação no United States Government Printing Office (GPO). O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral do contexto no qual Adelaide Hasse inicia sua trajetória profissional e o que viria a ser um sistema de classificação para documentos governamentais. As contribuições de Adelaide são muito mais amplas do que as discutidas aqui e serão exploradas mais detalhadamente na pesquisa de mestrado em andamento, da qual apresentamos um breve extrato.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.