A Escala de Decolonialidade para Estudos em Organização do Conhecimento (EDEOC ) e o Enfrentamento às Violências Colonizadoras

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade., Escala de Decolonialidade., Organização Do Conhecimento

Resumo

Este estudo visa analisar como as publicações do Grupo de Trabalho 2 (GT 2) - Organização e Representação do Conhecimento - da ANCIB têm abordado a violência epistêmica e as lógicas colonizadoras no campo da Organização do Conhecimento (OC). A investigação realiza uma avaliação crítica das publicações do GT que tratam do enfrentamento do processo colonizador dentro da OC. Para tal, foram examinadas as publicações do GT 2 nas últimas dez edições do ENANCIB, com o intuito de identificar como o grupo tem articulado a necessidade de combater as lógicas colonizadoras na representação e organização do conhecimento. Utilizou-se a Escala de Decolonialidade para Estudos em Organização do Conhecimento (EDEOC) como ferramenta analítica para avaliar os elementos verdadeiramente decoloniais dos estudos. Os dados indicam variações no volume de estudos voltados ao enfrentamento da violência colonizadora ao longo dos anos, revelando que, embora os estudos sejam decoloniais, carecem de uma análise crítica mais aprofundada e teórica relacionada às contranarrativas decoloniais.

Biografia do Autor

Dirnele Carneiro Garcez, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC).

Rodrigo de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC)

Doutor e Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). 

Downloads

Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB