Projetos de Humanidades Digitais e Justiça Social no Contexto Africano

Autores

Palavras-chave:

Justiça Social. Humanidades Digitais. PALOP. Inovação.

Resumo

Esta pesquisa investiga projetos em Humanidades Digitais nos países africanos de língua portuguesa (PALOP) com enfoque em justiça social, conforme registrado na literatura científica africana. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e exploratório, com procedimento documental e bibliográfico, de natureza qualitativa, abrangendo 10 artigos. Os resultados mostram que a justiça de gênero é a esfera mais prevalente de justiça social, refletindo o interesse acadêmico em desigualdades e violências de gênero. Outros esforços buscam garantir os direitos dos cidadãos. Esses achados podem promover a equidade e inclusão nos PALOP, destacando questões marginalizadas. Além disso, ampliam a compreensão das interseções entre Justiça Social e Humanidades Digitais, proporcionando uma base sólida para futuras pesquisas sobre inovação social. A pesquisa também alinha esses projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, demonstrando seu papel na promoção da igualdade de gênero e na redução de desigualdades, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Franciéle Carneiro Garcês da Silva , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora e em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC).

Priscila Machado Borges Sena , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC).

Downloads

Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB