Projetos de Humanidades Digitais e Justiça Social no Contexto Africano
Palavras-chave:
Justiça Social. Humanidades Digitais. PALOP. Inovação.Resumo
Esta pesquisa investiga projetos em Humanidades Digitais nos países africanos de língua portuguesa (PALOP) com enfoque em justiça social, conforme registrado na literatura científica africana. Trata-se de um estudo aplicado, descritivo e exploratório, com procedimento documental e bibliográfico, de natureza qualitativa, abrangendo 10 artigos. Os resultados mostram que a justiça de gênero é a esfera mais prevalente de justiça social, refletindo o interesse acadêmico em desigualdades e violências de gênero. Outros esforços buscam garantir os direitos dos cidadãos. Esses achados podem promover a equidade e inclusão nos PALOP, destacando questões marginalizadas. Além disso, ampliam a compreensão das interseções entre Justiça Social e Humanidades Digitais, proporcionando uma base sólida para futuras pesquisas sobre inovação social. A pesquisa também alinha esses projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, demonstrando seu papel na promoção da igualdade de gênero e na redução de desigualdades, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.