A Produção de Artigos Sobre Inteligência Artificial na Ciência da Informação
historiografia bibliométrica a partir da Web of Science
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Web of Science, Produção Científica, Historiografia, BibliometriaResumo
A investigação historiográfica permite desvelar as trilhas genealógicas do conhecimento a partir da história presente nas fontes e registros de informação. No âmbito da bibliometria, a historiografia se potencializa, fundando a historiografia bibliométrica, ao permitir reconhecer a gênese de determinados domínios, enfocando os autores e temas de pesquisa seminais. Desta feita, este artigo objetiva analisar, na perspectiva da historiografia bibliométrica, a produção de artigos sobre inteligência artificial, indexados na Web of Science, no âmbito da Ciência da Informação. Para isto, distinguem-se as etapas: Busca de informações na Web of Science utilizando o termo “artificial intelligence”; correção e cruzamento dos dados no Vantage Point; e apresentação gráfica analítica dos dados no Ucinet. Os resultados englobam 1259 artigos, 3503 autores e 3112 palavras-chave em 47 anos de produção, iniciada em 1975. Os anos 1990 são os primeiros com publicações em todos os anos (n=76), e as décadas 2000, 2010 e 2020 mantêm produção de artigos em todos os seus anos (n=44), (n=217) e (n=879) respectivamente. O destaque da última década merece realce por ser composta por apenas quatro anos incompletos, denotando expressivo crescimento do interesse pelo tema. Sobre a constelação temática, em 2010, consolida-se o perfil atualmente praticado, incluindo: aprendizado de máquina (n=20), bibliotecas (n=18), rede (n=15), bibliometria (n=14), processamento de linguagem natural (n=13) e ética (n=13). Além disto, verificou-se que as produções sobre inteligência artificial iniciaram-se na década de 1970 nos Estados Unidos, Canadá e Rússia, e, atualmente, possuem forte participação da China, países da Europa e dos BRICS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.