A Produção de Artigos Sobre Inteligência Artificial na Ciência da Informação

historiografia bibliométrica a partir da Web of Science

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Web of Science, Produção Científica, Historiografia, Bibliometria

Resumo

A investigação historiográfica permite desvelar as trilhas genealógicas do conhecimento a partir da história presente nas fontes e registros de informação. No âmbito da bibliometria, a historiografia se potencializa, fundando a historiografia bibliométrica, ao permitir reconhecer a gênese de determinados domínios, enfocando os autores e temas de pesquisa seminais. Desta feita, este artigo objetiva analisar, na perspectiva da historiografia bibliométrica, a produção de artigos sobre inteligência artificial, indexados na Web of Science, no âmbito da Ciência da Informação. Para isto, distinguem-se as etapas: Busca de informações na Web of Science utilizando o termo “artificial intelligence”; correção e cruzamento dos dados no Vantage Point; e apresentação gráfica analítica dos dados no Ucinet. Os resultados englobam 1259 artigos, 3503 autores e 3112 palavras-chave em 47 anos de produção, iniciada em 1975. Os anos 1990 são os primeiros com publicações em todos os anos (n=76), e as décadas 2000, 2010 e 2020 mantêm produção de artigos em todos os seus anos (n=44), (n=217) e (n=879) respectivamente. O destaque da última década merece realce por ser composta por apenas quatro anos incompletos, denotando expressivo crescimento do interesse pelo tema. Sobre a constelação temática, em 2010, consolida-se o perfil atualmente praticado, incluindo: aprendizado de máquina (n=20), bibliotecas (n=18), rede (n=15), bibliometria (n=14), processamento de linguagem natural (n=13) e ética (n=13). Além disto, verificou-se que as produções sobre inteligência artificial iniciaram-se na década de 1970 nos Estados Unidos, Canadá e Rússia, e, atualmente, possuem forte participação da China, países da Europa e dos BRICS.

Biografia do Autor

Ana Sara Pereira de Melo Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Gestão de Biblioteca Públicas pela Universidade Cândido Mendes, Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Doutoranda em Ciência da Informação na UFPE. É Bibliotecária no Instituto Federal Baiano, em exercício provisório na UFPE.

Murilo Artur Araújo da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008) e Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), com realização de estágio sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid. Recebeu o prêmio de segunda melhor tese em Ciência da Informação no Brasil pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB) em 2017. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Pernambuco e Diretor do Centro de Artes e Comunicação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização da Informação e Comunicação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, cienciometria, representação da informação, produção científica, periódicos científicos, indicadores científicos, estudos de citações, documentação e memórial social.

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Administração de Marketing pela Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), Mestre em Ciência da Informação pela UFPE e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Tem interesse em estudos métricos da informação com ênfase na área de saúde, representação da informação em bases de dados científicas, análise de redes sociais científicas, mapas temáticos, gestão científica e organizacional, administração de unidades de informação, indicadores para tomada de decisão, inovação e indicadores de inovação. Foi Professor do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais (DFPI) do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da UFBA (2017 a 2021). Atualmente é Professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPE onde exerce as funções de vice-coordenador do curso de Bacharelado em Gestão da Informação e Coordenador de Pesquisa. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB