O gesto anti-epistemicida e o gesto bibliográfico em acervos virtuais de, sobre e para sujeitos e comunidade LGBTQIA+
Palavras-chave:
Epistemicídio, Justiça social, Justiça de gênero, Gesto bibliográfico, LGBTQIAResumo
Observa-se pela ótica da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação que os recursos e serviços de informação podem ampliar o acesso informacional e literário às pessoas interagentes e leitoras. No ambiente virtual são propostas páginas e acervos que voltam seus acervos digitais, conteúdos e dados bibliográficos para que sujeitos e comunidade LGBTQIA+ possa conhecer e reconhecer a produção literária que as contemplem. Trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, de abordagem qualitativa, cujos procedimentos aplicados são bibliográficos e documentais. Para esta pesquisa foram escolhidas sete páginas na proposta de elencar as pluralidades que buscam representar a população LGBTQIA+, a saber: Grupo Dignidade; LGBTECA: todas as letras; Bajubá: memória LGBT; Lesword: literatura lésbica; História Transviada; The Asexuality and Aromanticism Bibliography, e The queer archive. Considera-se, por fim que os recursos e serviços de informação, podem auxiliar os sujeitos sociais na busca, recuperação e acesso à literatura que fomente aspectos sociais, identitários e culturas de si e de sua comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.