Aplicações de Inteligência Artificial Generativa em Revisões Sistemáticas da Literatura
Palavras-chave:
ChatGPT, Gemini, Revisão Sistemática da Literatura, Inteligência ArtificialResumo
As inteligências artificias generativas, especialmente as estruturadas em formato de chatbots, como o Gemini e o ChatGPT, tornaram-se foco de discussão em pesquisas e eventos científicos, sendo testadas em diferentes contextos, causando grande preocupação especialmente no contexto da educação, da pesquisa e da comunicação científica. Essas ferramentas podem auxiliar na condução de Revisões Sistemáticas da Literatura, método cuja finalidade é promover a identificação de estudos relevantes para determinado tema de investigação, de maneira planejada, processual, replicável e auditável. A presente pesquisa busca mapear e sistematizar as aplicações de chatbots baseados inteligência artificial generativa na condução de Revisões Sistemáticas da Literatura. Para identificação das aplicações foi realizada uma análise exploratória baseada em protocolo de pesquisa. Os resultados foram categorizados e sistematizados de acordo com as etapas e atividades da Revisão Sistemática da Literatura. Como resultados, observou-se que existem mais aplicações relacionadas as etapas de planejamento e sumarização do que com a etapa de execução. Observou-se ainda que a aplicação é mais eficiente, e que os riscos são reduzidos, quando a ferramenta é utilizada de forma semiautomática, como uma forma de complementar as decisões e resultados obtidos pelos pesquisadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.