O "Percurso de Rohling" como proposta metodológica para a Ciência da Informação
Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso, Percurso de Rohling, Ciência da Informação, métodos de pesquisaResumo
O presente trabalho propõe um debate partindo de produções já existentes que estabelecem relações entre a Ciência da Informação e a Filosofia da Linguagem de Bakhtin. Sendo assim, teve como objetivo buscar compreender o Percurso de Rohling como possibilidade para a análise do conceito de informação à luz da Ciência da Informação. Quanto aos procedimentos metodológicos aplicados, se caracteriza como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. Foi realizado levantamento bibliográfico nas bases BRAPCI e Google Acadêmico, sendo selecionados 22 textos que compuseram o corpus de análise. Buscou-se apresentar as relações já existentes entre a Ciência da Informação e a Filosofia da Linguagem de Bakhtin e seu Círculo em estudos no âmbito da Ciência da Informação. Foi possível observar uma maior tendência a utilizar tal constructo no corpus teórico como base para reflexão e não exatamente como método de análise. Assim, se pontuam as possibilidades de aplicação e contribuição do Percurso de Rohling para o desenvolvimento de pesquisas da área, uma vez que se trata de uma metodologia flexível/adaptável permitindo sua utilização em pesquisas com uma variedade de abordagens e assim possibilitar maior aplicação da Análise Dialógica do Discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.