Referência e Apropriação dos Estudos de Gênero pela Ciência da Informação Brasileira

uma análise dos trabalhos apresentados nos Enancibs de 2018-2021

Autores

Palavras-chave:

Estudos de gênero, Gênero e interseccionalidade, Ciência da Informação, Produção de Conhecimento, Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIBs)

Resumo

Este artigo objetiva analisar como o termo gênero tem sido referenciado e apropriado por pesquisadoras e pesquisadores da Ciência da Informação brasileira. Para tanto, estabelece como enfoque os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIBs) de 2018 a 2021. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, do tipo exploratório, que visa mapear as publicações indexadas com o termo “gênero” ou “genero” e por meio do radical “gen” nos anais dos ENANCIBs e discutir a apropriação do termo recorrendo à análise de conteúdo. A fundamentação teórica abrange estudos de gênero e suas convergências com o movimento feminista, referente responsável por ampliar o debate em contextos interseccionais. Apresenta como resultado os trabalhos publicados que incluíram o termo gênero no título, resumo e/ou palavras-chave. A partir deles foi possível constatar que, para possibilitar o agrupamento dos estudos de gênero na Ciência da Informação, é importante que a comunidade científica utilize estrategicamente instrumentos de indexação de forma a garantir tanto a reunião dos trabalhos produzidos quanto a identificação de interesses, objetos de pesquisa emergentes e o desenvolvimento de estudos interseccionas no campo.

Biografia do Autor

Fabrício José Nascimento da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do curso de graduação em Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação ? ECI/UFMG. Possui graduação em Biblioteconomia (2004), mestrado e doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG (2007 e 2014). Foi professor do Curso de Graduação em Biblioteconomia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2013-2014), Coordenador e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG, Coordenador Adjunto e Coordenador do GT10 - Informação e Memória da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) - biênios 2020-2021 e 2022-2023. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas públicas ? história, especificidades e funções sociais; Biblioteca pública e públicos subalternizados; Representações sociais, memória e identidade; História do livro e das bibliotecas; História da leitura e formação do leitor; Informação e questões de gênero; e Ensino de Biblioteconomia e a formação do bibliotecário no Brasil.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB