Convergência entre Organização e Representação da Informação
o lugar das bibliografias
Palavras-chave:
Bibliografia (disciplina), Bibliografias (produtos documentários), Organização e Representação da Informação, MemóriaResumo
A presente discussão tem como enfoque as bibliografias (enquanto produtos documentários) no que se refere à sua relevância como instrumentos de organização e representação da informação e dispositivos de memória. São dispositivos que mapeiam e retratam a produção literária de uma área do conhecimento ou de uma temática, e que ainda dispõem de informações descritivas e temáticas de documentos, incluindo aspectos de sua materialidade - base para os estudos de raridade bibliográfica, por exemplo. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o lugar das bibliografias na convergência entre organização e representação da informação e memória. Trata-se de uma pesquisa básica e teórica, em que são analisados aspectos da realidade para maior compreensão do objeto de estudo. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa, que visa reunir a perspectiva de alguns autores especialistas sobre o tema. Bibliógrafos desempenham um papel fundamental na construção da memória dos documentos, uma vez que realizam análises minuciosas das suas características físicas e contextuais. Isso destaca o aparato informacional que engloba a produção de uma obra, abrangendo tanto o seu conteúdo intelectual quanto o suporte físico. Com efeito, bibliógrafos assumem um papel que permite que a organização e representação da informação e a memória sejam convergidas nas atividades, saberes e fazeres bibliográficos. Em outros termos, é aqui que se materializa relações possíveis entre Bibliografia, Organização e Representação da Informação e Memória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.