Dados de Proveniência Gerenciáveis em Sistemas de Informação em Saúde
Palavras-chave:
Proveniência de Dados, Sistemas de Informação em Saúde, Informação em Saúde, HL7 FHIR, W3C PROVResumo
Para que os dados de proveniência possam ser gerenciados em Sistemas de Informação em Saúde, este estudo tem como objetivo propor um método genérico que possa contribuir para o gerenciamento de dados de proveniência nesses sistemas. Para isso, foi necessário estender o modelo de proveniência de dados W3C PROV, o qual compactua com um dos principais padrões de interoperabilidade de dados em saúde, o Health Level 7 e Fast Healthcare Interoperability Resources. Assim, este estudo incentiva o uso de estratégias computacionais que possam ser adaptadas para diferentes Sistemas de Informação em Saúde. A metodologia de pesquisa deste estudo é aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Com a proposta do método deste estudo, destaca-se como resultados, possíveis contribuições significativas com relação aos processos de gerenciamento e rastreamento dos dados de proveniência em diferentes Sistemas de Informação em Saúde, considerado além da manutenção da segurança desses dados, a relação custo-benefício obtida para a instituição de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.