Dados de Proveniência Gerenciáveis em Sistemas de Informação em Saúde

Autores

Palavras-chave:

Proveniência de Dados, Sistemas de Informação em Saúde, Informação em Saúde, HL7 FHIR, W3C PROV

Resumo

Para que os dados de proveniência possam ser gerenciados em Sistemas de Informação em Saúde, este estudo tem como objetivo propor um método genérico que possa contribuir para o gerenciamento de dados de proveniência nesses sistemas. Para isso, foi necessário estender o modelo de proveniência de dados W3C PROV, o qual compactua com um dos principais padrões de interoperabilidade de dados em saúde, o Health Level 7 e Fast Healthcare Interoperability Resources. Assim, este estudo incentiva o uso de estratégias computacionais que possam ser adaptadas para diferentes Sistemas de Informação em Saúde. A metodologia de pesquisa deste estudo é aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Com a proposta do método deste estudo, destaca-se como resultados, possíveis contribuições significativas com relação aos processos de gerenciamento e rastreamento dos dados de proveniência em diferentes Sistemas de Informação em Saúde, considerado além da manutenção da segurança desses dados, a relação custo-benefício obtida para a instituição de saúde.

Biografia do Autor

Márcio José Sembay, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2023). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009); Especialização em Desenvolvimento e Criação de Negócios na Internet (2005) e Graduação em Ciência da Computação (2004), ambos pelo Centro Universitário UNIFACVEST; Licenciatura plena em Ciência da Computação em Programa Especial de Formação Pedagógica em Computação pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR de Batatais - SP polo Curitiba - PR (2015). Atualmente é Coordenador do Curso de Ciência da Computação e coordenador do Núcleo Estruturante Docente de Ciência da Computação (NDE CC) do Centro Universitário UNIFACVEST. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Ciência da Informação, Educação a Distância e tutoria em cursos a distância. Em estudo nas áreas de Proveniência de Dados e Sistemas de Informação em Saúde em cenários de Telemedicina.

Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação (CIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui doutorado em Engenharia de Conhecimento pela UFSC. Durante o período do doutorado, esteve atuando como pesquisador visitante na Western University (UWO), em London (ON), no Canadá. Atua como pesquisador associado do Instituto Nacional de Convergência Digital (INCoD), atuando no Laboratório de Telemedicina (LabTelemed). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC), onde atua como pesquisador e orientador de alunos de mestrado e doutorado. É coordenador do Laboratório de Engenharia e Ciência de Dados (LECID/UFSC), onde com seu grupo, desenvolve pesquisas e projetos em vertentes científicas e tecnológicas. O Prof. Douglas tem experiência na área de projetos, atuando como coordenador, colaborador e avaliador de projetos financiados, por agências de fomento nacionais e internacionais ou pela iniciativa privada. Ainda, atua como revisor de periódicos e faz parte de comitês de programa de conferências, em âmbito nacional e internacional. No passado, atuou como Professor Adjunto do Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde também desempenhou papel de Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Telemedicina e Telessaúde da UFS. Ainda no passado, foi professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atuou no Campus Garopaba. Prof. Douglas tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Bancos de Dados Não-Convencionais, Sistemas Distribuídos e Informática Médica. Especificamente, atua nas seguintes temáticas: Armazenamento de Dados, Ambientes Distribuídos (Cluster, Grid, Cloud, Fog, Edge e Dew), Internet das Coisas (IoT), Engenharia de Dados e Computação Aplicada à Saúde.

Alexandre Augusto Gimenes Marquez Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2011) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é analista de infraestrutura da Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina e colaborador no Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT/SC).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB