As Almas do Povo Branco
supremacia eacial e branquitude na Biblioteconomia e Ciência da Informação
Palavras-chave:
Branquitude, Supremacia Racial, Biblioteconomia, Ciência da InformaçãoResumo
Este artigo[1] possui como objetivo analisar a problemática da supremacia racial e da branquitude na Biblioteconomia e Ciência da Informação. No âmbito teórico-conceitual dos Estudos Críticos da Branquitude e da Biblioteconomia Crítica, Antirracista e Decolonial, o texto discute a construção histórica da supremacia branca, da branquitude e do privilégio branco nas sociedades. No contexto específico dos estudos biblioteconômico-informacionais, são apresentadas reflexões de bibliotecárias e profissionais da informação que analisam a presença da branquitude e da supremacia racial em bibliotecas e outros espaços de informação. Por fim, são propostas ferramentas de avaliação racial e três estratégias de transformação racial para a Biblioteconomia e bibliotecas.
[1] Parte deste texto foi submetida, avaliada, aprovada e apresentada no ENANCIB 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.