Sylva Simsova, leitura e bibliopsicologia

itinerários

Autores

Palavras-chave:

Sylva Simsova, Leitura, Teoria da leitura, Nicolas Roubakine (Rubakin), Bibliopsicologia

Resumo

O estudo tem como objetivo propor uma reflexão acerca da produção científica de Sylva Simsova à luz de sua contribuição para os estudos sobre a leitura no âmbito epistemológico-histórico em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). A pesquisa apresenta o pensamento simsoviano a partir de uma tessitura biobibliográfica: sua história de vida, com foco para seu percurso como docente e pesquisadora, e suas produções científicas sobre a leitura. No plano metodológico, a proposta, de fundo teórico, caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa, apresenta em sua delimitação critérios de pesquisa sociocrítica biobibliográfica, segundo Louise Malclès e Diogo da Mata, aporte que norteia a investigação sobre a produção científica de Sylva Simsova em relação com sua trajetória pessoal e profissional. No âmbito teórico, a contextualização sobre a vida da autora é sustentada por seus relatos, que integram o Dicionário de Bibliotecários Tchecos e os textos de Bridget Kendall, Ian Willoughby e Embaixada da República Tcheca em Londres. Os resultados apontam para o diálogo epistemológico-histórico entre a produção teórica simsoviana e a obra de Nicolas Roubakine sobre a Bibliopsicologia, a partir de sua fundamentação social, bem como a potência de transformação epistemológica da realidade social através do conceito de leitura em Simsova.

Biografia do Autor

Amanda Salomão, PPGCI IBICT-UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI IBICT-UFRJ).

Gustavo Silva Saldanha, IBICT/UNIRIO

Doutor em Ciência da Informação. Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB