A Teoria Transversalista e os Bolsistas PQ em Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Bolsa de produtividade em pesquisa, Ciência da informação, Produtividade em pesquisa

Resumo

O Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, historicamente, além de favorecer o desempenho de áreas já institucionalizadas, vem possibilitando o fortalecimento de outras, ainda em processo de consolidação. No intervalo entre 2001 e 2017, 83 pesquisadores da Ciência da Informação receberam essa concessão do órgão. Este trabalho objetiva apresentar, alinhadas à perspectiva crítica da teoria transversalista da produção e comunicação da ciência, formas de identificação e categorização de trajetórias de agentes científicos relacionados à Ciência da Informação no Brasil. Esta pesquisa pauta-se na busca exploratória de informações concernentes ao objeto de estudo, visando, com isso, melhor entendê-lo ou compreender elementos a ele relacionados. A pesquisa se desenvolve em âmbito descritivo e propositivo visando apresentar elementos de caracterização e de análise das trajetórias dos bolsistas de produtividade que contribuem para a consolidação do campo disciplinar da Ciência da Informação no Brasil. Como resultado, elaborando análises estatísticas de conteúdo, apresenta a trajetória de 83 agentes científicos (levantamento diacrônico dos bolsistas), a participação/envolvimento dos bolsistas em Grupos de Pesquisa, caracterizando elementos variados de produção, circulação e consumo da ciência. Em síntese, o estudo considera a percepção da sociologia transversalista a partir das trajetórias dos bolsistas de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação, verificando o potencial de métodos e teorias capazes de propor uma visão mais realista e dinâmica do campo disciplinar da área no Brasil.

Biografia do Autor

Willian Lima Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Infofmação no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). 

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Downloads

Publicado

2024-01-13

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB