A Teoria Transversalista e os Bolsistas PQ em Ciência da Informação
Palavras-chave:
Bolsa de produtividade em pesquisa, Ciência da informação, Produtividade em pesquisaResumo
O Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, historicamente, além de favorecer o desempenho de áreas já institucionalizadas, vem possibilitando o fortalecimento de outras, ainda em processo de consolidação. No intervalo entre 2001 e 2017, 83 pesquisadores da Ciência da Informação receberam essa concessão do órgão. Este trabalho objetiva apresentar, alinhadas à perspectiva crítica da teoria transversalista da produção e comunicação da ciência, formas de identificação e categorização de trajetórias de agentes científicos relacionados à Ciência da Informação no Brasil. Esta pesquisa pauta-se na busca exploratória de informações concernentes ao objeto de estudo, visando, com isso, melhor entendê-lo ou compreender elementos a ele relacionados. A pesquisa se desenvolve em âmbito descritivo e propositivo visando apresentar elementos de caracterização e de análise das trajetórias dos bolsistas de produtividade que contribuem para a consolidação do campo disciplinar da Ciência da Informação no Brasil. Como resultado, elaborando análises estatísticas de conteúdo, apresenta a trajetória de 83 agentes científicos (levantamento diacrônico dos bolsistas), a participação/envolvimento dos bolsistas em Grupos de Pesquisa, caracterizando elementos variados de produção, circulação e consumo da ciência. Em síntese, o estudo considera a percepção da sociologia transversalista a partir das trajetórias dos bolsistas de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação, verificando o potencial de métodos e teorias capazes de propor uma visão mais realista e dinâmica do campo disciplinar da área no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.