Análise da Produção Científica sobre Competência em Informação e Desinformação a partir das Bases de Dados Scopus e Web of Science

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação, Desinformação, Scopus, Web of Science

Resumo

a desinformação tem se tornado uma problemática desafiadora para a Ciência da Informação e para as demais áreas do conhecimento, visto que pode causar prejuízos sociais, sanitários, econômicos e políticos para os indivíduos. Acredita-se que a competência em informação pode contribuir para a construção da criticidade e reflexividade dos sujeitos diante das informações falsas. Neste sentido, o objetivo da presente investigação é analisar a produção científica em âmbito internacional que inter-relacione a competência em informação e a desinformação (disinformation e misinformation). Trata-se de um estudo exploratório e bibliográfico com abordagem qualitativa a partir da base de dados Scopus e Web of Science, utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Identificou-se um total de nove artigos que inter-relacionam a competência em informação e a desinformação, sendo que o conteúdo dos trabalhos se divide em ações de competência em informação com enfoque na desinformação, avaliação da informação por grupo de indivíduos, discussões sobre desinformação e fake news e atuação de instituições públicas na prevenção da desinformação. Considera-se que o número de publicações recuperadas é escasso, sendo necessário um maior aprofundamento sobre a relação entre as duas temáticas para que se possa intervir de forma efetiva na prevenção da propagação de desinformação.

Biografia do Autor

Júlia Schettino Jacob dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Downloads

Publicado

2024-01-03

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB