Pobreza em Informação
conceitos essenciais e aplicação no contexto da violência doméstica contra mulheres
Resumo
A pobreza em informação é um conceito definido pela pesquisadora Elfreda Chatman, em suas incursões teóricas, realizadas a partir de estudos etnográficos, nos quais analisa como mulheres, em contextos nos quais há restrita circulação da informação, se comportam ao identificarem a necessidade por informação, além da forma através da qual se apropriam das informações. Investigando esse movimento, Chatman descobre que a pobreza em informação como conceito, possui fatores intervenientes os quais ela intitula fatores dna do comportamento em informação e que estariam presentes no comportamento em relação à informação de grupos socialmente marginalizados, propositadamente invisibilizados, como o caso das mulheres. A pesquisa aconteceu no âmbito da organização feminista Centro das Mulheres do Cabo, a partir de entrevistas com mulheres vítimas de violência doméstica que recorreram à entidade em busca de informações para combaterem as opressões que vinham enfrentando. A partir da análise dos dados coletados, é possível identificar a presença dos fatores dna da pobreza em informação como sigilo, engano, assunção de riscos e relevância situacional, além da constatação de que o Centro das Mulheres do Cabo foi importante instrumento de credibilidade, repassando informações confiáveis às mulheres, para erradicar o cenário de violência que viviam, e possibilitando a essas mulheres, novas perspectivas de vida em sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.