O Modelo Hipátia
a proposta do IBICT para implementação de RDC-ARQ no Brasil
Palavras-chave:
Hipátia, RDC-Arq, Preservação digitalResumo
A preservação arquivística é uma necessidade institucional e social. Nos últimos anos, diversas demandas relacionadas à implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis foram normalizadas por meio de resoluções, decretos e diretrizes. Todavia, implementar este tipo de repositório não é uma tarefa trivial, tendo em vista a grande quantidade de requisitos que devem ser atendidos. Este trabalho descreve um projeto de pesquisa executado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia a partir de uma demanda do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. São descritos os passos realizados para se implementar um repositório arquivístico digital confiável que fosse capaz de preservar o diário de justiça eletrônico. As etapas de identificação dos principais atores, levantamento arquivístico, levantamento computacional, estruturação de uma proposta informacional e prova do modelo em uma estrutura organizacional foram detalhadas e os recursos informacionais que as apoiam foram descritos. Como resultado, este trabalho apresenta o modelo Hipátia, primeira experiência brasileira de implementação de um repositório confiável que atende aos requisitos apresentados pelo Conselho Nacional de Arquivos na manutenção da cadeia de custódia. Neste artigo foram incorporados os aprofundamentos obtidos a partir da continuação da pesquisa junto aos parceiros do projeto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.