Bibliotecários de Ciências da Saúde
trilhas de aprendizagens e práticas informacionais situadas
Palavras-chave:
Bibliotecário de saúde. Formação do bibliotecário. Trilhas de Aprendizagem. Prática Informacional. Informação e saúde.Resumo
Discute a ideia de trilhas de aprendizagem como elemento norteador do processo de aprendizagem dos bibliotecários de Ciências da Saúde no Brasil. A fundamentação teórica foi construída por meio de uma quasi-systematic review. Trata-se de pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos instrumentos de pesquisa, exploratória descritiva quanto aos objetivos finais, a análise dos dados e apresentação dos resultados é desenvolvida com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas aplicado a uma amostra de bibliotecários atuantes no campo. O estudo conclui que existem vínculos entre a aprendizagem, o contexto de trabalho, as práticas de informação e a produção de conhecimento que os bibliotecários desenvolvem no campo da saúde. Aponta-se para a necessidade de maior produção e socialização das práticas desenvolvidas e das experiências vivenciadas, objetivando desvendar evidências científicas sobre a atuação e contribuição dos bibliotecários no referido campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.