Candomblé
Informação, Memória e Alimentação
Palavras-chave:
alimentação, candomblé, informação, memória.Resumo
O presente estudo visa compreender a informação e a memória como construção e manutenção de uma alimentação sagrada no Candomblé em que o caráter mítico africano une o homem à sua crença. Papel central no cotidiano de um terreiro de Candomblé a alimentação compõe o cerne da relação do povo de àṣẹ com as divindades e com o sagrado. Por meio da alimentação sagrada são tecidas relações sociais, afetivas, religiosas e rituais. Ancorado na Ciência da Informação a pesquisa compreende um arcabouço de informações memorialísticas apropriados pelos praticantes da religiosidade nesse universo cultural. Metodologicamente foi realizado uma pesquisa bibliográfica seguida de entrevistas semiestruturadas com quatro pais/mães de santo de raiz Angola, Ketu, Èkìtì-Ẹ̀fọ̀n e Nagô. Os resultados apontados revelam uma gama de infomemórias sobre a alimentação sagrada que movimenta o àṣẹ, energia e força vital, permitindo transformações fundamentais à vida do homem. A cozinha é o espaço sagrado que para os praticantes da religiosidade centraliza informações e ensinamentos sobre um cardápio votivo baseado na mitologia africana. Conclui-se que a alimentação sagrada é constituída de um sistema infomemorial que articula um conjunto de normas, valores e símbolos interligando direta e indiretamente o mundo dos homens aos deuses do panteão africano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.