Estudos sobre Responsabilidade Social, Justica Social e Ética em Arquivos e Bibliotecas
Palavras-chave:
Responsbilidade social, Justiça Social, Ética profissional, Atuação profissionalResumo
Esse artigo tem o objetivo de discutir a responsabilidade social e a justiça social à luz da ética na atuação profissional de arquivistas e bibliotecários na contemporaneidade. A partir de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e documental, apresenta os conceitos de responsabilidade social e justiça social no âmbito da Arquivologia e da Biblioteconomia, estabelecendo um debate acerca dos conhecimentos oriundos dessas noções. Sistematiza um quadro contendo processos, instrumentos e produtos que podem impulsionar a atuação de arquivistas e bibliotecários de forma socialmente responsável e voltada para a promoção da justiça social. Defende que a promoção de reflexões éticas locais, incluindo aspectos da responsabilidade social, implica a proposição de princípios éticos norteadores e orientações para tomada de decisão naquele contexto. Conclui que arquivistas e bibliotecários devem manter uma postura crítica perante suas práticas, pois atuam em instituições que refletem as transformações e movimentos da sociedade. Assim, os profissionais devem compreender e colocar em prática a sua responsabilidade social perante os esforços para superar a injustiça sistêmica, a dominação e a opressão. Essas ações contribuirão para a promoção da justiça social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.