A Importância das Políticas Culturais na Preservação dos Cemitérios Enquanto Patrimônios
Palavras-chave:
Políticas. Cultura. Necrópoles. Patrimônio. Memória.Resumo
Os cemitérios seculares são muitas vezes considerados museus a céu aberto, seja pela quantidade de obras de arte presentes em sua estrutura e nos túmulos, seja por serem as últimas moradas de pessoas célebres e conhecidas para a história geral ou daquela localidade. Para que tais lugares sejam reconhecidos como importantes para a memória e identidade das localidades onde estão inseridos, são necessárias as políticas públicas culturais voltadas à preservação desse patrimônio cultural na manutenção dos artefatos info memoriais presentes em tais locais. Neste artigo, foi utilizado o método análise de conteúdo em sites oficiais de governo e sites particulares em busca de algumas políticas aplicadas a cemitérios no mundo e no Brasil. Também foram extraídas informações por pesquisa em material bibliográfico e em seguida descrevemos as ações de políticas culturais feitas para cada cemitério, além de discutirmos a ausência do tombamento junto a essas instituições. No caso brasileiro, muitas delas, apesar de atração turística, ainda não possuem a proteção desse instrumento oficial de gestão pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.