Representação de histórias em quadrinhos
análise de metadados
Resumo
As histórias em quadrinhos são recursos informacionais que tem ganhado destaque nas instituições de patrimônio cultural. Decorrente da gênese dos quadrinhos como recurso informacional sincrético, faz-se necessário a definição de orientações específicas e precisas na descrição e no tratamento dos quadrinhos de modo que deem conta de suas especificidades. A catalogação tem condições, por meio de processos, instrumentos e produtos, de garantir e ampliar as formas de recuperação e acesso aos recursos informacionais. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, cunho teórico e caráter exploratório, tem por objetivo analisar metadados para catalogação de história em quadrinhos e discute, nos resultados, os metadados identificados a partir do mapeamento de literatura. Conclui-se que os padrões de metadados caracterizados se voltam à estrutura dos dados ao invés do conteúdo das histórias em quadrinhos e que a descrição não atende aos propósitos da catalogação, ou seja, de estabelecer relações semânticas entre os registros que representam as histórias em quadrinhos, tanto no sentido imagético quanto verbal, sob a perspectiva sincrética de sua gênese.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.