Competência em informação e empoderamento feminino

delimitações teóricas para a área de Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação. Empoderamento. Mulheres.

Resumo

A pesquisa propõe uma reflexão acerca da ideia de competência em informação como aliada do processo de empoderamento feminino, com vistas a delimitar um quadro teórico para investigações de gênero no âmbito da área de Ciência da Informação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, cujos resultados são oriundos de revisão bibliográfica de livros e artigos nacionais e internacionais. A discussão contempla algumas delimitações sobre o uso do termo empoderamento e aponta aproximações entre este processo e a competência em informação.  As reflexões apresentadas evidenciam a importância de se utilizar a perspectiva feminista em estudos que busquem estabelecer princípios, diretrizes ou políticas públicas para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres, além de perceber esta competência como um processo que contribui ao empoderamento nos níveis individual e coletivo por qualificar a ação das mulheres.

Biografia do Autor

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Karolyna Marin Herrera, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, agricultura familiar, sociologia rural e feminismo. 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Premiados do ENANCIB