Instantaneidade e Efemeridade
práticas informacionais a partir da análise do stories do perfil @maternidade.com.ciencia
Palavras-chave:
Práticas informacionaisResumo
Apresenta resultados parciais de pesquisa que analisou as práticas informacionais no Instagram com a temática relacionada à ciência. Caracteriza-se por ser uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, com a realização de análise de conteúdo de um corpus de 220 postagens do stories do perfil @maternidade.com.ciencia obtido em um período de 30 dias de 2021. Os resultados das análises apontaram para práticas informacionais elencadas em cinco categorias emergidas da aproximação conceitual e da análise de conteúdo, a saber: ações de informação, contexto, estratégias de humanização, perfil envolvido na marcação e intencionalidade. Essas práticas informacionais permeadas pela instantaneidade e efemeridade, estão fundamentadas com mais ênfase nos seguintes aspectos: no reuso da informação, em tópicos que incluem o contexto não científico, em estratégias de humanização como o uso da selfie e do humor, na marcação de perfis de especialistas e, na autoexpressão como intencionalidade das ações de informação empreendidas no ambiente digital analisado. A compreensão dessas práticas informacionais desvelou processos infocomunicacionais engendrados em comportamentos não tradicionais no âmbito da ciência, alinhados à cultura da ambiência digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.