A Gestão de Ladislau Netto no Museu Nacional
uma janela para o contemporâneo
Resumo
O presente artigo investiga a gestão de Ladislau Netto no Museu Nacional, período correspondente a 1870 e 1893. Suas contribuições são evidenciadas pelos atos confirmados através dos Regulamentos de 1876, 1888 e 1890; da instalação de cursos e concursos públicos; da criação da revista Arquivos do Museu Nacional; da regularidade das expedições científicas como forma de garantir os estudos e a formação de coleções do Acervo Museológico do Museu Nacional, configurando-se com características brasileiras por meio da Exposição Antropológica Brasileira de 1882, a qual possibilitou a consagração da instituição no Brasil e na Europa, além de se antecipar ao pioneirismo dos estudos de Antropologia no Brasil.
Palavras-Chave: Ladislau Netto 1; Museu Nacional 2; Gestão 3.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.