Mediação da informação consciente e aquilombamento para um protagonismo negro no ENANCIB
Resumo
Esta comunicação objetiva apresentar a importância da mediação da informação consciente e do aquilombamento para o estabelecimento de um protagonismo social negro nos anais do ENANCIB. Abordamos brevemente os impactos do colonialismo e do racismo estrutural no país, considerando que ambos dificultam o protagonismo social negro em diversos contextos. No âmbito teórico, discorremos acerca do conceito de mediação da informação e suas dimensões, em interface com o aquilombamento, a noção de protagonismo social. Os resultados expostos indicaram uma pequena quantidade de pesquisas sobre a população negra no ENANCIB. No corpo de pesquisadores(as) que desenvolveram pesquisas sobre esse tema no evento, destacamos o protagonismo social negro, o que significa que a mediação da informação consciente e o aquilombamento estabelecido por esses sujeitos contribuem esse processo. As considerações conclusivas apontaram que a mediação da informação consciente e o aquilombamento são importantes para o protagonismo social negro no ENANCIB. É inescusável que o corpo científico se reconheça como protagonista nesse processo mediador e que sua atuação modifique sua própria realidade e a de outrem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.