Uma questão de interesses (contraditórios) na Ciência da Informação
ela "é, por natureza, interdisciplinar", especialistas?
Resumo
No contexto da epistemologia da ciência da informação, em 1991, Tefko Saracevic evidencia que ela é, por natureza, interdisciplinar. No mesmo evento, Linda Smith questiona o porquê da discrepância entre o que é dito e o que é feito em relação à interdisciplinaridade. Objetiva abordar esse campo agonístico de produção da natureza interdisciplinar da área, traduzindo seus interesses contraditórios e rastreando inscrições controversas de cientistas da ciência informação estrangeiros e brasileiros (especialistas), enquanto porta-vozes da pesquisa. A partir dos Estudos da Ciência, questiona quais controvérsias científicas emergem acerca desse processo de naturalização da interdisciplinaridade, utilizando-se da noção de “inscrição” e “das modalidades de enunciação”. Como procedimento de análise, desenvolve uma “tradução” de inscrições entre essa abordagem metodológica, a fala dos porta-vozes e a literatura da área. Descreve a enunciação de uma natureza interdisciplinar da ciência da informação e interesses contraditórios com base nos anais publicados em 1992. São constatadas controvérsias científicas acerca desse processo de naturalização da interdisciplinaridade, dentre elas: “concordo plenamente”; “o surgimento da área já apontava pra isso”; “não entendo que a CI seja interdisciplinar por natureza”; “ciência é uma construção humana e não tem nada de natural”; “penso que é mais poliepistemológica”; “qualquer ciência é, ‘por natureza’ disciplinar e interdisciplinar”, dentre outras. Algumas inscrições direcionam o enunciado às suas condições de produção, outras afastam para torná-lo mais forte ou fraco, ou mesmo contrapõem-se, escapando desse processo de naturalização da interdisciplinaridade na ciência da informação via epistemologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.