Panorama das políticas informacionais e arquivísticas para acervos presidenciais nos Estados Unidos da América
Resumo
As postagens presidenciais em redes sociais ganharam um papel crescente desde a administração de Barack Obama e se tornaram uma plataforma política na administração de Donald Trump. Todo esse conteúdo produzido pelos ex-Presidentes no Twitter, formaram um arquivo de dados, que foi transferido para o National Archives and Records Administration. O objetivo do trabalho é apresentar uma visão geral das Políticas Públicas de Informação, Arquivamento e Preservação voltadas para os arquivos presidenciais dos Estados Unidos, produzidos nas redes sociais e investigar sua implementação e as dificuldades encontradas. Metodologicamente, foram realizadas pesquisas nos sites do National Archives and Records Administration e do Twitter, complementado com artigos em bancos de dados bibliográficos da Science Direct e Google Scholar. Os dados foram coletados, reunidos, analisados qualitativamente e distribuídos em dois planos. No plano macro, a estrutura legal regulatória, com as principais leis federais que subsidiam referidas políticas, mostrando a divisão de papéis e responsabilidade entre órgãos existentes, controle e fiscalização pelo Poder Judiciário, Legislativo e sociedade civil. E no plano micro, a implementação dessa políticas na gestão documental, desde a coleta, arquivamento e preservação do conteúdo digital presidencial. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que as políticas instituídas por leis estão bem consolidadas e durante a administração de Barack Obama, foram encontrados desafios tecnológicos dentro dos padrões de normalidade esperados. Foram estabelecidos os marcos do tratamento arquivístico dos conteúdos produzidos em redes sociais, que despertam a oportunidade de desenvolver e aprofundar mais pesquisas nesta área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.