Conceituação de objetos de fronteira
o papel das culturas epistêmicas
Resumo
A revolução da tecnologia da informação e da comunicação, em um contexto globalizado, fomenta o trabalho cooperativo entre diferentes comunidades e agrega componentes interculturais às pesquisas interdisciplinares. Esse cenário envolve o uso de objetos compartilhados, além de diferentes linguagens e significados. O trabalho tem objetivo de explicitar, respeitando a existência de diferentes pontos de vista, a relação entre os objetos de interesse comum e as comunidades envolvidas em trabalhos cooperativos com esses objetos, de modo a colaborar para a representação do conhecimento em contextos que envolvam pelo menos duas comunidades distintas. A pesquisa é classificada como qualitativa, exploratória, foi realizada através de levantamento bibliográfico, utilizando a técnica de Análise de conteúdo e a estratégia de cultivo das pérolas para a seleção e tratamento do material selecionado. Como resultado, o trabalho apresenta um mapa conceitual que explicita as características dos objetos que são compartilhados entre diferentes comunidades, a partir do reconhecimento e representação de diferentes pontos de vista envolvidos em sua conceituação. Compreendemos que a Teoria do Conceito de Dahlberg e a Teoria dos Objetos de Fronteira podem ser uma possibilidade de caminho para se reconhecer e representar diferentes compreensões de objetos compartilhados entre comunidades para a produção e partilha do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.