Análise das informações no módulo paciente AGHUx em um hospital de ensino e assitência
Palavras-chave:
Prontuário do Paciente. Informação em saúde. Aplicativo para Gestão de Hospitais Universitários.Resumo
Numa instituição hospitalar o principal sistema de informação está centrado no atendimento ao paciente, sendo essas informações registradas no seu prontuário, de acesso aos profissionais da área da saúde, a administração da instituição e demais sistemas geridos. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar se as informações registradas no módulo do Aplicativo de Gestão Hospitalar Universitário, denominado Prontuário Eletrônico do Paciente atendem a necessidade de informação dos enfermeiros (as) que o utilizam em uma Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente em um Hospital Universitário. Para realização do estudo foi aplicado um questionário com 13 perguntas, abertas e fechadas, onde as respostas foram analisadas por meio de quadros, que apresentaram a caracterização do perfil dos(as) profissionais enfermeiros(as) respondentes ao estudo; suas percepções acerca das dificuldades em registrar e recuperar a informação e atendimento da necessidade de informação no Módulo Paciente AGHUx. O estudo apontou que os profissionais se sentem totalmente ou parcialmente satisfeitos no atendimento da informação, destacando-se necessidade de treinamento quanto a operacionalização do sistema e avaliação do aplicativo pelas estâncias responsáveis. Ressalta-se que para realização do trabalho, a pesquisa foi apresentada ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Alagoas, sendo dado parecer favorável em: 10 de junho de 2021, com o número: 4.765.735.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.