Aproximações entre serviço de referência, mediação e as Leis de Ranganathan
Palavras-chave:
Serviço de Referência, Mediação da Informação, Leis da Biblioteconomia, Acesso e uso da informaçãoResumo
O Serviço de Referência é um tema bastante investigado na literatura especializada de Biblioteconomia, cujos estudos contemplam abordagens diferenciadas, tanto com viés teórico quanto empírico. A maioria dos estudos parte de uma análise prática, considerando as experiências de trabalho e os procedimentos aplicados para avaliar o serviço, os seus recursos, sua utilização e a satisfação do usuário. A escassez de estudos profundos que apresentem as bases ou princípios que fundamentam esse serviço, com a intenção de propor o seu gerenciamento constitui uma lacuna ainda não totalmente resolvida pela literatura. O objetivo deste estudo é correlacionar o serviço de referência com o conceito de mediação da informação, conceito esse basilar nas atividades biblioteconômicas, e com as Leis da Biblioteconomia, estabelecidas por Ranganathan. A investigação explora e descreve definições, contextualizando o serviço de referência como o elemento representativo da mediação e correlacionando-o com as leis ranganathianas. O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, sustentado por uma investigação teórico-conceitual, conduzida pela análise de conteúdo. Os resultados revelam que o serviço de referência estabelece relações estreitas tanto com o conceito de mediação quanto com as Leis da Biblioteconomia, cujas características são: auxílio prestado nas buscas por informação, interação com o usuário, assistência pessoal, orientação, oferta de fontes de informação e capacitação de usuários. Conclui-se que o serviço de referência está embasado em princípios que o fortalecem, o que justifica o valor que tem assumido para as instituições, pois possibilita o acesso, o uso e a apropriação da informação para a produção do conhecimento pela sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.