Editoras universitárias na América Latina

perspectivas da publicação em formato digital

Palavras-chave: Livro Digital. Editoras Universitárias. América Latina. Cenários Prospectivos.

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação bem como o movimento de acesso aberto estimulam a ampliação dos artefatos informacionais e do acesso a eles. Nessa perspectiva, esse cenário tem provocado mudanças na elaboração da estrutura do livro, possibilitando uma ampliação da produção e divulgação científica. Esse estudo investigou a perspectiva da publicação de livros em formato digital e seus processos nas editoras universitárias na América Latina. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa com suporte nos princípios e ferramentas de cenários de Michel Godet, sendo utilizado o software MICMAC para análise estrutural, o MACTOR para análise das estratégias dos atores e o MORPHOL para análise morfológica. Os resultados gerados com o uso dos softwares, destaca-se que, dentre as variáveis e atores analisados, oito variáveis e cinco atores foram indicados como os mais influentes. A análise morfológica possibilitou descrever quatro cenários prospectivos, sendo todos eles favoráveis ao desenvolvimento do mercado editorial acadêmico, contudo aponta uma atuação conservadora dos editores. Conclui-se que, apesar do perfil moderado das editoras, há uma ascensão da publicação em formato digital e da disponibilização das obras em acesso aberto por parte das editoras universitárias da América Latina.

Biografia do Autor

Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Instituto de Ciências, Comunicação e Artes no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL).

Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA). Professor Associado II no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado
2022-05-24
Seção
Premiados do ENANCIB