Informação, conhecimento e valor da informação
proposta de modelo conceitual de memória organizacional
Palavras-chave:
Memória Organizacional. Valor da Informação. Modelo Conceitual. Ambiente Organizacional.Resumo
Informação, conhecimento e o valor da Informação, tem características de serem ubíquos e estão intrinsicamente ligados a competitividade das organizações. Nesse cenário, acredita-se que propor um modelo conceitual para a estruturação da memória organizacional potencializa a competitividade das organizações. Esta pesquisa possui natureza qualitativa, é tipologicamente descritiva e exploratória e fez uso do mapa conceitual objetivando propor um modelo conceitual de memória organizacional para o Instituto Senai de Tecnologia em Tecnologia de Informação e Comunicação. O modelo tem como meta sistematizar o fluxo de informações, evitar a perda do conhecimento intelectual, integrar saberes, fazer o uso e o reuso da experiência e do autoconhecimento. Pressupõe-se que para que a memória seja subsídio ao processo de tomada de decisão a memória repertório e a memória repositório devam ser usadas concomitantemente. A memória organizacional está relacionada ao modo de fazer as coisas e solucionar problemas e enfrenta como obstáculos a preservação do contexto, explicitar conhecimentos informais e superar a ênfase em artefatos. Espera-se contribuir e enriquecer o arcabouço teórico do campo científico da Ciência da Informação, mais especificamente no que se refere a proposição de modelo conceitual para estruturação da memória organizacional com vistas ao valor da informação e a competitividade organizacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.