A Imagem do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais segundo seus egressos
Palavras-chave:
Imagem do curso de Biblioteconomia. Acompanhamento de egressos. Teoria das Representações Sociais. Método de Configuração de Imagem.Resumo
Este trabalho apresenta o recorte (1ª etapa) de uma tese de doutorado que buscou elucidar as percepções que os egressos do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais têm sobre o curso. O estudo desenvolveu-se em duas etapas e procurou articular a Teoria das Representações Sociais, a formação acadêmica desses profissionais e o exercício da profissão bibliotecária. Como solução metodológica utilizou-se o Método de Configuração de Imagem e, como técnicas de coleta de dados, entrevistas individuais e questionários. Foram identificados e categorizados na primeira etapa 49 atributos na imagem do curso classificados como racionais, afetivos, visionários, emocionais e simbólicos e verificada a satisfação percebida pelos egressos sobre os atributos identificados. Resultou, dessa etapa, uma representação gráfica da configuração dessa imagem que embasou a elaboração de questões pertinentes às representações dos egressos sobre o curso e que foram utilizadas na segunda etapa da pesquisa – não apresentada neste artigo. Foi possível perceber que, apesar da Imagem Central do curso se apresentar composta, majoritariamente, por elementos racionais e de caráter predominantemente positivo, em outras regiões da imagem foram identificados elementos de teor negativo. Concluiu-se que, esse achado em muitos aspectos, reitera as representações e os estereótipos do curso registrados na literatura da área, como o desconhecimento e a desvalorização da profissão. Entretanto, também trouxe à tona elementos afetivos positivos ligados à imagem do curso de Biblioteconomia investigado, como a paixão pela futura profissão, a socialização propiciada durante a formação e a oportunidade de convívio com docentes de excelência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.