Suzana Mueller
estudo da historiografia bibliométrica na Ciência da Informação
Resumo
Estudos sobre a contribuição científica registrada dos pesquisadores da Ciência da Informação apresentam potencial para compreender o desenvolvimento da área. Este artigo objetiva construir uma historiografia bibliométrica de Suzana Pinheiro Machado Muller, a partir de suas publicações indexadas na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). O estudo enfoca a inserção da pesquisadora na Ciência da Informação, analisando sua representatividade, especialmente, no campo da Comunicação Científica. Adota a historiografia bibliométrica, realizando os seguintes procedimentos: mapeamento da produção científica da pesquisadora na Brapci; processamento bibliométrico dos dados; e análise historiográfica. As produções consideradas contemplam o período de indexação da base (1972 a 2021), sendo o primeiro artigo da autora publicado em 1975. Identifica 52 produções e entre os principais resultados aponta o destaque das revistas reconhecidas e históricas, como é o caso da Ciência da Informação; a forte colaboração científica entre a pesquisadora e seus orientandos; o alto índice de artigos solos, reforçando sua autonomia científica e autoridade, sobretudo no assunto “comunicação científica”; e a intensidade de seu diálogo com os principais teóricos de sua especialidade, principalmente William Garvey, nos anos 1990.
Copyright (c) 2021 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à BIBLIONLINE. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.