Aproximação das Bibliotecas comunitárias com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
Palavras-chave:
Biblioteca comunitária. Socialização do conhecimento. Práticas de mudança social. Agenda 2030. Objetivos de desenvolvimento sustentável.Resumo
As Bibliotecas comunitárias se inserem como espaço social de acesso à informação, leitura e a cultura. São criadas e mantidas por iniciativas das comunidades civis, sendo um espaço privilegiado de mudança social. Este estudo buscou identificar publicações científicas sobre a discussão do desenvolvimento sustentável e Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas em bibliotecas comunitárias, na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação no período de 2015 a 2020. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva quanto ao objetivo proposto, e bibliográfica com abordagem qualitativa quanto aos procedimentos técnicos. Constatou-se que as publicações recuperadas são incipientes sobre as bibliotecas comunitárias, principalmente relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Contudo, ressalta-se que os estudos selecionados demonstram potencial para validar a discussão objetivada nesta pesquisa, reforçando o desejo de visualizar as bibliotecas comunitárias como espaço de socialização do conhecimento, de prática de mudanças sociais e promoção da Agenda 2030.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.