Abordagens arquivísticas internacionais sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
Palavras-chave:
Arquivos, Arquivologia, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade InformacionalResumo
O XVII Congresso do Conselho Internacional de Arquivos, realizado em 2012, na Austrália, foi o primeiro evento científico no âmbito dos arquivos e da Arquivologia a tratar sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. A partir da constatação sobre esse assunto, surgiu a motivação para o desenvolvimento do presente estudo com objetivo de analisar as abordagens arquivísticas internacionais referentes à sustentabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental apresentadas no evento. A escolha do tema, justifica-se como fundamental o envolvimento dos arquivos por circunstância da necessidade atual de debate para o alcance do desenvolvimento sustentável. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, identificou-se nos arquivos e na Arquivologia no âmbito internacional, a adoção de ações e práticas sustentáveis alinhadas às dimensões do desenvolvimento sustentável, ambiental, econômica e social, no tocante à garantia do acesso à informação, transparência pública, preservação dos documentos e sustentabilidade no campo de ensino da Arquivologia. Constatou-se com essas ações e práticas que os arquivos vem a contribuir significativamente à participação social e ao alcance do desenvolvimento sustentável, inserindo a sustentabilidade no cotidiano arquivístico, principalmente à sustentabilidade informacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.