A mediação da informação no combate à violência contra mulheres no espaço público
Palavras-chave:
Mediação da informação, Apropriação da informação, Violência, DiversidadeResumo
Esse artigo apresenta como objetivo inter-relacionar o processo de mediação da informação com a representação feminina em espaço público de poder. Para tanto, utiliza-se a concepção de mediação da informação proposta por Almeida Júnior (2015) e nas discussões de gênero fundamenta-se em Biroli (2010; 2016) e outros. Sendo uma pesquisa bibliográfica com levantamento documental, qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, a coleta de dados limita-se ao relatório MonitorA. A interpretação e as inferências demonstram a transversalidade das reflexões de gênero com a mediação da informação na consolidação do enfrentamento às desigualdades presentes nas instituições políticas. Percebe-se que as críticas e julgamentos que são destinados às mulheres são sempre mais enfáticas e onerosas do que para o sexo masculino, cuja diferença é que as redes sociais se tornaram um espaço extremamente complexo para a ascensão e empoderamento feminino, revelando a existência das raízes machistas que organizam as relações sociais, e agora, se mostram nas redes da internet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.