O Ensino de Biblioteconomia a partir das Metodologias ativas de aprendizagem

Resumo

O ensino da Biblioteconomia tem passado por diversas transformações ao longo da história. O presente trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que investigou o emprego de Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) no ensino da Biblioteconomia, e, em particular, no estágio supervisionado. Os dez resultados selecionados indicaram que o uso de MAA para a formação em Biblioteconomia são alternativas desejáveis aos objetivos educacionais específicos voltados para a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências profissionais. A pouca exploração dessas alternativas apresentam um campo a ser desbravado dentro do ensino da Biblioteconomia, bem como no trabalho cotidiano do bibliotecário.

Biografia do Autor

Leandro do Nascimento de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Analista judiciário - área de apoio especializado em Biblioteconomia do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). Gestor da seção de Biblioteca da Escola Judicial/TRT-RN. Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente adjunta do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela UFMG. Bacharela em Biblioteconomia pela UFMG.

Publicado
2022-06-19
Seção
Premiados do ENANCIB