O Ofício de registro civil de pessoas naturais
seus arquivos e a Agenda 2030
Palavras-chave:
Registro Civil das Pessoas Naturais; Arquivologia; Agenda 2030.Resumo
O Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais detém um vasto arquivo referente à história da sociedade. O presente trabalho se propõe a identificar relações entre os objetivos de desenvolvimento sustentável, as normativas do registro civil das pessoas naturais, e consequentemente as demandas arquivísticas, tendo em vista a existência de potencial para auxiliar o governo a cumprir com a Agenda 2030. Em especial à ODS n° 16, já que o Ofício de Registro Civil atua diariamente em prol da sociedade, seja realizando os registros de nascimento, reconhecimentos de paternidade, ou até mesmo as alterações de gêneros, e, portanto, detêm um arquivo com todas as informações importantes da vida do cidadão. A metodologia de pesquisa utilizada no trabalho consiste no levantamento bibliográfico dentro das legislações pertinentes para o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais, articulado com teses e livros que tratem de Arquivos Públicos dentro da temática da Arquivologia consubstanciada na análise da Agenda 2030 e a contribuição que vêm dos Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais e seus arquivos. Conclui-se que, é inegável a importância dos arquivos e do papel dos Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais, entende-se ainda que a atuação interdisciplinar deve ser incentivada para que seja possível alcançar ainda mais a sociedade em que está inserido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.