Transmissão de documentos arquivísticos digitalizados a um Repositório Arquivístico Digital Confiável
Palavras-chave:
Transmissão de documentos arquivísticos digitalizados. Preservação digital no longo prazo. Legislação Arquivística.Resumo
Este artigo é resultado de uma investigação sobre os procedimentos técnicos para a transmissão de documentos arquivísticos digitalizados a um Repositório Arquivístico Digital Confiável, pautados numa série de normativas e orientações de instituições internacionais voltadas para a preservação digital no longo prazo. O objetivo foi tornar exequível o recém-editado Decreto 10.278/2020, que estabelece a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos e privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais, por meio de softwares de código aberto, distribuição gratuita e interface amistosa ao usuário. A pesquisa é qualitativa e tem caráter exploratório. Os métodos utilizados são a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados alcançados indicam que é viável executar a transmissão de documentos arquivísticos digitalizados, mas que é necessário definir padrões para tarefa, como algoritmos de verificação de integridade, taxas de compressão, definição de formatos de preservação no longo prazo, definição das assinaturas digitais suportadas, definição dos subtipos de Portable Document Format de preservação a serem adotados, definição de softwares buscadores de códigos maliciosos a serem utilizados e definição de softwares para criação de pacotes de submissão de informação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições, os direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A TPBCI adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pela ANCIB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à TPBCI. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na TPBCI.